5 Flares Filament.io 5 Flares ×

Em meio à aparição do Elementary OS, que é muito bonito e ainda conseguindo manter uma excelente performance, muitos usuários se incentivaram a utilizar a nova distribuição. Talvez nos últimos anos tenha sido, depois do Ubuntu, a distro que mais atraiu usuários voltados para área de Design e criação.

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar que não tenho nada contra a qualquer distribuição, ambiente gráfico e opção de mais ou menos “bonito” o desktop de cada um. Eu trabalho com imagem, e vivo no meio de pessoas que também trabalham, portanto é muito natural que um visual elegante e harmônico agrade mais a estas pessoas.

Eu só pude testar o Elementary Os via Virtualbox, através do Debian; mas acabei gerando cópias para apresentar e distribuir para amigos que ainda não usavam outra distribuição Linux. Vem sendo sucesso entre os que trabalham com imagem. Muitos pedem para instalar na hora( dual boot).

Eu ainda não pude instalar em nenhuma máquina de produção, pois todas estão funcionando perfeitamente com suas atuais distros( Mint LMDE, Debian e Xubuntu ); mas como sei que a base é o ubuntu, e praticamente suas mudanças são para o visual(frontend), e a escolha dos aplicativos de funcionamento básico; resolvi escrever este tutorial para outros usuários de base Ubuntu, que utilizam o XFCE( xubuntu ), ou LXDE( lubuntu ).

Não vou abordar temas, ou aplicativos preferidos; mas sim o compositor de telas COMPTON que só tem 125kb e permite ao xfce( no meu caso), ou outros gerenciadores de telas que possam ter efeitos mais atraentes.

Vejam, isso tudo poderia ser feito com o COMPIZ(consumindo mais recursos); porém, no caso do COMPTON, consumindo quase nada de recursos adicionais( 125kb de tamanho e 12mb de RAM ).

Meu Desktop XFCE( Xubuntu ):

01-desktop

 

-O dock é o PLANK

-O tema de ícones é o NUMIX.

-O painel de aplicativos é o Menu Whisker

03-Menuwhisker

-O gerenciador de arquivos é o Thunar; porém com a barra de menus escondida( CTRL+M ), exibição de ícones.

02-thunar

O compositor é que não é o padrão do XFCE, e sim o COMPTON. Vamos a instalação:

1 – Desabilitar o compositor padrão do XFCE

04-configuracoes 5-compositor

2- Instalar o COMPTON

$ sudo apt-add-repository ppa:richardgv/compton

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install compton

Depois de instalar, crie um arquivo de configuração em : ~/.config/

O nome do arquivo deve ser: compton.conf

O arquivo( compton.conf ) para downloadcompton_config.tar

Feito isso, basta agora indicar o COMPTON para iniciar com o computador. Para isso, vá em configurações > sessão e inicialização, e então adicione o COMPTON na lista de inicialização. Veja:

Abaixo um screencast do meu desktop com o efeito de sombra e fade habilitados pelo COMPTON:

O COMPTON pode ser personalizado editando o arquivo config. Para detalhes das opções, visite o site da fonte desta matéria: http://duncanlock.net/blog/2013/06/07/how-to-switch-to-compton-for-beautiful-tear-free-compositing-in-xfce/

5 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 LinkedIn 0 StumbleUpon 1 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 5 Flares ×