1 Flares Filament.io 1 Flares ×

O XFCE é um ambiente gráfico muito leve, e que agora chega a sua versão 4.10.

Instalei o XFCE no ubuntu 12.04 e realmente os recursos do computador ficam mais disponíveis para outras operações. No meu caso, o XFCE consumiu apenas 8% de minha memória RAM ( 4GB ), o que corresponde a  menos de  350 MB. e apenas 1% do processador ( 2.64 GHZ ), que corresponde a aproximadamente a 260 MHZ.

Vejam o screenshot:

O Ubuntu carregado com o Unity 2D, consome, em média, no mesmo computador, 14% da memória RAM e 2% do Processador. Carregado com o Gnome Classic, consome, em média 11% da memória RAM e 2% do Processador.

Para instalar o XFCE, basta ir na CENTRAL DE PROGRAMAS e buscar por XFCE. Caso não encontrem, é preciso instalar o repositório, fazendo o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10
sudo apt-get update sudo apt-get install xfce4 

Caso queira instalar o pacote xubuntu completo, com plugins e addons para integração com o ubuntu, ao invés de digitar : sudo apt-get install xfce4 , digite : sudo apt-get install xubuntu-desktop

Depois de instalar o XFCE, o que fiz para continuar utilizando o Nautilus como gerenciador de arquivos, foi escolhe-lo como programa padrão para esta tarefa no menu  CONFIGURAÇÕES > GERENCIADOR DE CONFIGURAÇÕES > APLICATIVOS PREFERIDOS > GUIA UTILITÁRIOS > GERENCIADOR DE ARQUIVOS.

 

Instalei separadamente o tema GreyBird e os ícones Faenza. Instalando o pacote xubuntu completo, o tema GreyBird já está no pacote.

Para instalar os ícones Faenza:

sudo add-apt-repository ppa:tiheum/equinox
sudo apt-get update
sudo apt-get install faenza-icon-theme

Imagem do tema e ícones Faenza:

1 Flares Twitter 1 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×