0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Testei o novo sistema Linux Ubuntu 12.04 ( Ano de 2012, lançado no mês 4, abril ). Em sua versão LTS ( Long Term Service ), o sistema é muito estável e possui um boot muito rápido. O que me desagrada, em particular, é o ambiente gráfico Unity, que vai de encontro a uma das principais vantagens do Linux, sua velocidade e sua democratização através de qualquer computador, novo ou mais antigo.

Existem saídas como instalar o ambiente Mate, um fork do gnome 2.x, desenvolvido pela equipe do Linux Mint. Outra opção é utilizar o próprio Gnome Shell, porém com a opção de fallback, onde, usando a nova base do Gnome 3, temos a disposição gráfica parecida ao antigo Gnome 2.x, e ainda economizamos os recursos do computador.

Esse screenshot que fiz, logo abaixo, é do novo Ubuntu 12.04, utilizando o fallback. Instalei em um notebook bem antigo que tenho ( adquirido em 2007 ), com as seguintes configurações:
Intel core duo 1.60 ghz
1 mb de Memória RAM
Placa gráfica onboard Intel 945G
80gb de HD

Agora vamos ao que interessa: como instalar e configurar o novo Ubuntu 12.04 para utilizar o ambiente Gnome sem efeitos e aumentar a performance da máquina.

1- Primeiro é instalar o Gnome-session-fallback ( aparência do gnome )
Basta abrir o “terminal” e digitar : sudo apt-get install gnome-session-fallback

2- Instalar o unsettings ( refino, tweaks, personalizar tema )
sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing
sudo apt-get update
sudo apt-get install unsettings


Com o Unsettings é possível remover inclusive a rolagem de página em "overlay" que às vezes é chato e atrapalha ao invés de ajudar.

Para utilizar o unsettings, basta executar no terminal : sudo unsettings

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×